
Já com o meu povo algumas vezes naufraguei.
Fernão Magalhães fui dar a volta ao mundo
mil caminhos busquei fui nauta vagabundo
Só meu País não achei.
E tive do meu Povo a estranha herança
ser triste na alegria alegre na tristeza
e ter o certo por incerto o incerto por certeza
e com meu Povo desespero e tenho esperança.
Ventos não mais vossa canção
nem esse espanto de quem já olhou primeiro
sargaços ilhas pedras do Ceilão
não mais ventos: morreu em mim um marinheiro.
E não perguntes mais por mim ó mar
onde já tantas vezes me perdi.
Descobridor faltou-me sempre achar
uma aventura que começa aqui.
Adeus José Saramago.
José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 — Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.
Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
Homem bastante polémico na sua escrita, ou se gostava ou não, mas como todos nós chegou o momento da partida, ficou o seu legado para a posteridade.
ResponderEliminarBeijinhos
Era um inovador são sempre dificeis e especiais.
ResponderEliminar