sábado, junho 19, 2010

Até Amanhã Camaradas...

















Já com o meu povo algumas vezes naufraguei.
Fernão Magalhães fui dar a volta ao mundo
mil caminhos busquei fui nauta vagabundo
Só meu País não achei.

E tive do meu Povo a estranha herança
ser triste na alegria alegre na tristeza
e ter o certo por incerto o incerto por certeza
e com meu Povo desespero e tenho esperança.

Ventos não mais vossa canção
nem esse espanto de quem já olhou primeiro
sargaços ilhas pedras do Ceilão
não mais ventos: morreu em mim um marinheiro.

E não perguntes mais por mim ó mar
onde já tantas vezes me perdi.
Descobridor faltou-me sempre achar
uma aventura que começa aqui.

Adeus José Saramago.

José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

2 comentários:

  1. Homem bastante polémico na sua escrita, ou se gostava ou não, mas como todos nós chegou o momento da partida, ficou o seu legado para a posteridade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Era um inovador são sempre dificeis e especiais.

    ResponderEliminar