sexta-feira, agosto 27, 2010

Um post diferente.

Hoje quem fala sou eu.
E quem sou eu, perguntam vocês?
Eu sou o mais velho rebento de todos eles.
 
E porque falo hoje exclusivamente?
Falo porque o posso fazer - posso dar-me ao prazer de simplesmente começar um post, sem assunto algum e apenas escrever sobre a minha liberdade de o fazer.
Posso falar da minha liberdade de expressão e sobre a maneira como a uso. Posso até nem escrever.
 
A isto chama-se dar aso ao pensamento.E quando o faço, penso sempre "o que é o pensamento?".
O pensamento é a mistura da lógica com a imaginação. É o que fazemos sem perceber que o fazemos, é-nos natural. Temos uma sorte desgraçada, não concordam comigo?

...

E para que utilizamos o pensamento? Ora o mal é esse! Muitas das vezes, nem o utilizamos. E, o que era uma dádiva, passa a ser um abcesso, um apêndice. Algo metafisico que ocupa as nossas faculdades mentais e as gasta sem propósito algum.

Pensemos em conjunto (Irónico, não?); Se todos aplicássemos o pensamento de maneira lógica, não haveria mal no mundo. Qualquer ser humano no seu pleno uso das faculdades mentais quer o bem de todos. E mesmo que não o queira, a lógica obriga-nos (de certa forma...) a fazer "o maior bem ao maior número" (- dito por Stuart Mill). Não me quero alargar mais sobre este assunto - pois até posso ferir susceptibilidades! Só faço um ultimo pedido - Vamos lá usar a Lógica, sim ?

(E isto meus amigos, foi um post levado ao acaso.)

1 comentário: